Para você definirmos qual das duas funções utilizar, obsrvamos na planilha como estão distribuídos os valores que poderão ser o resultado da busca: se os valores esiverem em colunas utilizamos a função PROCV, e se os valores estiverem em linhas utilizamos a função PROCH.
Sintaxes das funções PROCV E PROCH
- =PROCV(valor_procurado; matriz_tabela; num_coluna; procurar_intervalo)
- =PROCH(valor_procurado; matriz_tabela; num_linha; procurar_intervalo)
Onde:
- valor_procurado é o argumento que deseja fornecer como base para a procura ser feita;
- matriz_tabela é o intervalo onde se realizará a pesquisa;
- num_coluna ou num_linha é a coluna ou a linha que se deseja obter o resultado, considerando que as colunas e linhas são contadas a partir do intervalo estipulado em matriz_tabela;
- procurar_intervalo é a precisão da pesquisa, podendo ser exata ou por aproximação do valor desejado.
- Busca exata = 0
- Busca aproximada = 1
Obs: O valor_procurado deve estar na primeira coluna ou na primeira linha do intervalo, caso contrário a pesquisa retornará erro.
Função PROCV
A função PROCV pesquisa um valor da primeira coluna de uma lista de dados especificado por você em valor_procurado. Ela então procura o número de colunas que você determinou em num_coluna e retorna o valor que encontrar.No exemplo a seguir temos duas tabelas onde um contém o códio e o preço do produto e na outra temos a descrição e código , e que remos inserir o preço correspondente a cada produto na coluna H.
Na célula H3, inserimos a formula, Usaremos o assistente de função para facilitar, clique em fx ou acesse o menu Inserir e clique no item Função
VEJA A VIDEO AULA
Clique aqui para baixar a planilha
Função PROCH?
Esta função realiza uma pesquisa horizontalmente, ou seja ela faz a busca de um determinado argumento em linhas. O valor é procurado da primeira linha de uma lista de dados especificado por você em valor_procurado. Ela procura o número de linhas que você determinou em num_linha e retorna o valor que encontrar lá.
Exemplo
Aplicando a função PROCH na célula B12, onde ela irá avaliar a célula B11, e assim irá procurar este valor no intervalo B2:F9, e retornará o valor da linha 8 (Total) correspondente.
Usaremos o assistente de função para facilitar, clique em fx ou acesse o menu Inserir e clique no item Função
- valor_procurado: é a célula B11;
- matriz_tabela é o intervalo de B2:F9;
- num_linha: é 8, pois o intervalo começa na linha 2, e os valores a serem retornados estão na linha 9 (Total);
- procurar_intervalo: é 0 "zero", pois queremos o valor exato da pesquisa.
Baixe as planilhas
PROCV: Clique aqui para baixar a planilha
VEJA A VIDEO AULA
PROCH: Clique aqui para baixar a planilha
VEJA A VIDEO AULA